sábado, 16 de julho de 2011

Pesquisa e Tutoria


Pessoal, com o intuito de esclarecer as dúvidas sobre  a Pesquisa (vocês poderão se inscrever para o  Programa do CNPq,  Iniciação Cientifica)  e a Tutoria,  e ainda, relacionar os temas que nossa pesquisa abordará, estou enviando esta mensagem.  Vamos lá.
A tutoria  consiste num espaço onde o aluno desenvolverá ações que o torne ator social de sua formação, ou seja, participe nesse processo como sujeito. Significa aprofundar as discussões realizadas nas disciplinas a partir de dúvidas, opinar em todas as discussões, levantar problemas, propor sugestões. Na tutoria os professores juntamente com os alunos devem buscar minimizar os problemas vivenciados pelos alunos dentro e fora da universidade. Os problemas de adaptação, tais como, relação universidade e família, situação financeira, saúde, distancia da família (saudade), alimentação, acomodação, relações com os colegas e professores, dúvidas na escolha do curso - identificação com a profissão escolhida, e outros, são considerados. Em outras palavras, “ ajudar alguém a passar de um estado para outro”. (WALLACE; GRAVELLS, 2005). Obvio, e ser ajudado. Na formação dos grupos de tutoria, os alunos devem procurar identificar-se com os trabalhos dos professores desenvolvidos nos segmentos de ensino (aulas), pesquisa e extensão (trabalhos fora da universidade, nos ambientes escolares e não escolares, levando os resultados de suas pesquisas e dando Cursos, etc). Em outras palavras, o que trabalham, como trabalham e onde trabalham. Outras atividades culturais e de laser,  devem ser consideradas, como, o que fazem, do que gostam, que tipo de laser, etc.  Já  a pesquisa trata de um trabalho de investigação a partir da necessidade de se solucionar um problema, teórico ou prático, vivenciado pelos pesquisadores. Por exemplo: vamos pesquisar se o que os alunos do curso de  Agronomia estão estudando na sala de aula e nas suas aulas práticas, está atendendo a necessidade dos agricultores; a cultura do café pode voltar a ser plantada no maciço de Baturité com era antes (larga escala – grande área )?; quem são, onde estão e  o que fazem os agricultores do vale do Acarape-Pacoti ? etc.

Segue abaixo os assuntos que podem ser  trabalhados na nossa pesquisa: Formação Agronômica e Desenvolvimento Rural,

§  Formação dos (as) alunos (as) e professores (as);
§  O Currículo da agronomia;
§  O mercado de trabalho para o agrônomo (a);
§  Questão agrária (reforma agrária, assentamentos rurais, etc);
§  Questão agrícola (o que produzir, quanto produzir, como produzir e onde produzir);
§  Movimentos Sociais (MST é um deles );
§  Movimentos Sindicais (Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceara - FETRAECE é uma deles);
§  Organizações Não Governamentais (ONGS – que são,  o que eles fazem e para que trabalham);
§  Políticas de desenvolvimento rural (serviços Assistência técnica e Extensão Rural -EMATERCE, PRONAF, PRONERA, Projovem Campo, etc);
§  Educação do Campo;
§  Pobreza Rural

Se ainda tiverem alguma dúvida, entre em contato por email, por telefone ou pessoalmente, conosco ou com os colegas professores do Curso. No meu caso, os nos. (32711563,96108500 ou 86302339).   Lembrem-se de acordo com o combinado, devemos formar os grupos de tutoria na Segunda (18.07), depois de trabalharmos o Relatório, no espaço da aula de Métodos Participativos. 

Abraços, 
Ribamar Furtado.

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