sábado, 25 de junho de 2011

O abacaxi é sombra, só o filósofo sabe o que é de verdade.

Platão e seu mundo das ideias redefiniram a política na UNILAB nesta semana. Segundo ele, o Filósofo é o único conhecedor do “bem” tal como ele é de verdade. O que nós [não-filósofos] chamamos de “bem” é apenas sombra do “bem” verdadeiro. Explico, há um lugar chamado mundo das ideias onde tudo é de verdade, aqui, no devir, tudo é sombra deste, umas mais distantes, outras mais próximas da verdade, porém sempre sombra, o conhecimento verdadeiro está lá, no mundo das ideias. Logo, se você não sabe o que de verdade é um abacaxi, e não está a fim de se tornar filósofo, então você nunca saberá, já que não terá acesso ao objeto da sombra que comtemplamos.
Veja, se tudo é sombra, de certo modo tudo nos remete ao objeto verdadeiro, portanto não há mentira, mas sim um distanciamento da verdade, certo? Pode ser que o problema do abacaxi encontre solução em Platão, ele não é o abacaxi, como defendemos, mas é sombra, o que já é uma resposta. E isso talvez explique também o porque de a comida no R.U ter sempre o mesmo gosto, aquilo não é a comida, é a sombra do que é a comida no mundo das ideias.
IMPORTANTE (ou não): Não pense que, por que estou dizendo isso, eu seja um completo idiota, apenas estou um pouco mais distante do ser humano sensato, segundo Platão.
O pior para os que não estão muito contentes com as aulas de Filosofia é que por ser o conhecedor do bem verdadeiro, o ideal é que o Filósofo governe como defende Platão.
Consequência disso: O professor de filosofia é quem manda.
Eis a primeira lei do seu governo: Lei nº 1, de 22 de junho de 2011.
Parágrafo único- Está proibido o uso de narcótico nas dependências da universidade, para evitar perguntas ou deduções alienadas, resultantes de alucinação.
Quanto aos cuidados que a turma de agronomia deve ter em suas aulas de campo, o filósofo não se pronunciou, mas as circunstâncias me levaram a pedir que tomem dois cuidados em especial:
1. Quando forem a campo prestem atenção aos buracos, você pode cair em um.
2. Se forem dividir um banco investiguem se ele tem condições de suportá-los.

Um comentário: