segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resumo: Duas palavras para dois conceitos.

Para você da turma que perdeu a aula hoje não se preocupe, na verdade como todos nós sabemos que quem faltou [mais uma vez] foi o Mauro é bom se preocupar mesmo. Explico. É que o cara resolveu reduzir os dias úteis, então para ele as semanas começam na segunda e termina na quinta, pelo menos era assim até semana passada, agora parece que a segunda também vai ser inutilizada.  
Bem, para que o cara não se atrase eu resolvi fazer um resumo do que vimos hoje.

REGRAS DE REDUÇÂO DE TEXTOS
Cancelamento;
Generalização;
Seleção e;
Construção.

São conceitos de fácil compreensão, para saber a definição de cada um basta procurar na apostila de português que finalmente usamos...
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA...
Mas se mesmo lendo que na regra do cancelamento eliminamos elementos não necessários à compreensão, que na generalização substituímos expressões por hiperônimos, que na seleção escolhemos o que realmente importa eliminando redundâncias e/repetições ou ainda que na construção fazemos uma reescrita de informações ou trecho, enfim, se mesmo depois da leitura você não entender, fica a dica de procurar o “Albertino Mungululu” que resumiu os conceitos, Etnicidade e Interculturalidade, em duas louváveis palavras no quadro, ao atender o professor Ribamar. Assim escreveu:

(Etnicidade e Interculturalidade segundo Albertino)

E o “10” com louvor prometido ao Valdécio, foi merecidamente do “pensador” Albertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário