quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dois conceitos, uma nova e definitiva abordagem.

Que etnicidade é o conjunto das características comuns a um grupo que o difere de outros e,  que Interculturalidade é a relação entre culturas distintas, sendo que não há nesse contexto cultura superior a outra.  Disso eu sei que você já sabe, porém os exemplos pareciam ainda muito distantes de nossa realidade e não é possível que em pleno século XXI nós não consigamos fazer a relação entre o que aprendemos e o que vivemos. Findou-se o problema, podemos agora usar exemplos do nosso dia-a-dia, (ou seria noite-a-noite?). Bem, o que importa é que já somos capazes de contextualizar os "dois conceitos”.
Etnicidade- Tomando a língua como elemento identificador, temos:
Brasileira cearense e seu gosto pelo forró, mesmo não sabendo dançar
X
Moçambicano, seu apego ao “c” que o acordo ortográfico derrubou e a saudade que sente dos frutos do mar.
Ela falaria: Você é o objeto do meu desejo.
Ele responderia: Não, você é que é o objeCto do meu.
Interculturalidade- Neste caso também podemos usar a língua como exemplo. Considerando que Interculturalidade é o diálogo entre etnias distintas então precisa haver este contato (ou contaCto) de línguas.
Exemplo:
A língua da brasileira
X
A língua do moçambicano.
O que me incomoda nesta história é que a mim foram necessárias mais de duas aulas para que os dois conceitos ficassem claros, enquanto para outros bastou uma noite de sexta-feira.
E que noite...
IMPORTANTE: Os exemplos acima citados são meramente ilustrativos e não condiz com a verdade, porém, como a Luzivone defende, cada pessoa interpreta a sua meneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário